quarta-feira, 13 de maio de 2015

Encontro de 20/05

Nosso próximo encontro ocorrerá em 20/05, quarta-feira, e contaremos com a presença de um convidada muito especial: Ana Flávia Magalhães Pinto.

Ana Flávia defendeu sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp em 2014. O título e o resumo já indicam o calibre do seu trabalho:

Fortes laços em linhas rotas : literatos negros, racismo e cidadania na segunda metade do século XIX


Resumo: Esta tese corresponde a um estudo sobre experiências de homens negros, livres, letrados e atuantes na imprensa e no cenário político-cultural das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX. Apostando na viabilidade de seus próprios projetos individuais, Ferreira de Menezes, Luiz Gama, Machado de Assis, José do Patrocínio, Ignácio de Araújo Lima, Arthur Carlos e Theophilo Dias de Castro, sujeitos centrais desta narrativa, e tantos outros "homens livres de cor", buscaram de diferentes modos conquistar e manter seus espaços no debate público sobre os rumos do país. Indo de encontro às cotidianas práticas de "preconceito de cor", eles não apenas colaboraram para as discussões travadas em jornais diários, abolicionistas, negros, literários, como também protagonizaram a criação de mecanismos e instrumentos de resistência, confronto e diálogo. A observação de episódios de suas trajetórias permitiu, ademais, reconhecer tanto distâncias quanto proximidades entre eles; não sendo raros os momentos em que desenvolveram ações conjuntas, especialmente em defesa da cidadania de pessoas negras livres, libertas e escravizadas. 

Gostou? Venha debater com a gente! 

A tese pode ser baixada aqui. Debateremos: a introdução (pp. 01-04); a introdução de cada parte da tese (Parte I - pp. 05-11; Parte II - pp. 147-152; Parte III - pp. 221-229) e o capítulo 6 (pp. 187-220).

Até lá!

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Encontro em 05/05 (terça-feira)*

Pessoal, nosso próximo encontro ocorrerá em 06/05 05/05 (terça-feira)*. Continuaremos debatendo o livro Os condenados da Terra, do Fanon. Partes: Prefácio do Sartre e segunda parte do Capítulo 1 (violência internacional). O texto está disponível aqui. Até lá!

* Em virtude do lançamento do livro de Ana Luiza Flauzina em 06/05, a reunião foi alterada para o dia 05/05. Informações sobre o lançamento: https://www.facebook.com/events/1106672656014422/

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Encontro em 22/04

No nosso encontro de 22/04, debateremos o Capítulo 1 d'Os condenados da Terra, de Franzt Fanon (pp. 23-85 da edição disponibilizada). O texto pode ser baixado aqui. Até lá!

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Encontro em 08/04/2015

Nossa próxima reunião está marcada para 08/04/2015, quarta-feira, e discutiremos o texto "Que 'negro' é esse na cultura negra?", de Stuart Hall. O livro em que o texto foi publicado pode ser baixado aqui.

O encontro acontecerá, como sempre, às 19h, no Auditório do CEAM.

Até lá!

quinta-feira, 26 de março de 2015

Transferência da reunião de 25/03

Em virtude da falta de energia na UnB, a reunião de ontem, 25/03, foi transferida para a quarta-feira da próxima semana, 01/04, no mesmo horário e local.

As próximas reuniões permanecem marcadas para as datas anteriormente informadas.

Até lá!

quinta-feira, 19 de março de 2015

Calendário de atividades - 1o sem 2015


 O Grupo de Estudos Mulheres Negras reúne-se duas vezes por mês. Neste 1o. semestre de 2015, os encontros acontecerão às quartas-feiras. O nosso calendário será o seguinte:

25/03/2015
08/04/2015
22/04/2015
06/05/2015
20/05/2015
03/06/2015
17/06/2015
01/07/2015
15/07/2015


 Local: Auditório do CEAM - Prédio Multiuso I, Campos Plano Piloto - UnB

Horário: 19h00 às 22h00

Na reunião do dia 25/03, debateremos o texto Africana Womanism - O outro lado da moeda, que pode ser baixado aqui

Até lá!

domingo, 8 de março de 2015

Debate sobre o Genocídio da População Negra - 11/03/2015


Para iniciar as atividades de 2015, o Grupo de Estudos Mulheres Negras promoverá um debate sobre o genocídio da população negra. Abordaremos principalmente o homicídio massivo dos homens negros, as implicações para as mulheres negras e as estratégias de mobilização e enfrentamento.

O evento é aberto a todxs xs interessadxs!


Onde? 
Auditório do CEAM - Prédio Multiuso I/UnB

Quando?
11 de março de 2015, às 19h00

Página do Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1609203265970318/