quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Encontro em 24/09

Em nosso próximo encontro, assistiremos ao filme "Ori", de Beatriz Nascimento. Quem ainda não leu, seria interessante ler os textos de nosso encontro anterior, assim como o capítulo 5. do livro.

Atenção: O local dos encontros mudou. Nos reuniremos no prédio do Instituto de Ciências Sociais (ICS), que fica em frente à Colina.

Data: 24/09, quinta-feira
Horário: 19h00
Local: ICS. A sala em que o filme será exibido fica no corredor de entrada do prédio, do lado oposto aos banheiros.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Reunião em 10/09 - quinta-feira

Mudança de dia
Alteramos as reuniões do Grupo de Estudos de terças para quintas-feiras. Os encontros continuam acontecendo quinzenalmente.

Próxima reunião

Nosso próximo encontro será realizado em 10/09. Debateremos os capítulos 2 e 6 do livro Eu sou atlântica, de Alex Ratts, sobre a intelectual/ativista Beatriz Nascimento.

Onde: Auditório do CEAM - Prédio Multiuso I, UnB.
Quando: 10/09, às 19h00
Texto: Eu sou atlântica, capítulos 2 e 6. (pp. 25 a 34 e 61-69) (baixe aqui)

Abraços e até lá!

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Reunião em 23/08

O próximo encontro do Grupo acontecerá no dia 25/08.

Discutiremos o livro Tornar-se negro, de Neusa Santos Souza: Introdução, Capítulos 1, 3, 4, 6 e 8 (total: 31 páginas). O texto pode ser baixado aqui

Quando?
25/08/2015 (terça-feira), 19h00 - 21h30

Onde?
Auditório do CEAM, Prédio Multiuso (bloco onde fica a agência dos Correios) - UnB/Campus Plano.

Boa leitura e até lá!

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

2o. semestre/2015 - 12/08 - Voltamos!

Salve, salve, galera preta! 

Pra quem, como eu, estava sentindo falta das nossa reuniões, boas notícias: retornamos na próxima quarta-feira, 12/08.

E como a gente não brinca em serviço, voltamos com 3 textos (curtos) da Assata Shakur, traduzidos pela super Gilza. Dá pra baixar aqui.

Assata Shakur é uma ativista negra, que integrou os Panteras Negras e o Exército de Libertação Negro (Black Liberation Army - BLA). Perseguida pela justiça dos EUA, que a considera como terrorista, Assata Shakur vive desde 1984 em Cuba, que lhe concedeu asilo político.



Vem, gente!

O quê?
Reunião do Grupo de Estudos Mulheres Negras/UnB - discussão de textos de Assata Shakur.

Quando?
12/08/2015, às 19h00

Onde?
Auditório do CEAM, Prédio Multiuso (bloco onde fica a agência dos Correios) - UnB/Campus Plano Piloto.

Abraços e até lá!

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Encontro em 17/06 - CANCELADO

Devido à greve de servidores da UnB, a reunião foi cancelada.

Nosso próximo encontro ocorrerá em 17 de junho. Continuaremos a discutir a dissertação de Dalila Negreiros.

Texto de referência: Educação das relações étnico-raciais: análise da formação de docentes por meio dos programas Uniafro e Africanidades (baixe aqui).

Capítulo 3. Africanidades e UNIAFRO: experiências inconclusas (p. 57-90).

A reunião acontece às 19h00, no Auditório do CEAM, no Prédio Multiuso I, UnB.

Até lá!

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Encontro em 03/06

O próximo encontro do Grupo de Estudos Mulheres Negras acontecerá no dia 03/06, quarta-feira. Debateremos a dissertação de Dalila Negreiros.

Texto de referência: Educação das relações étnico-raciais: análise da formação de docentes por meio dos programas Uniafro e Africanidades (baixe aqui)

Capítulo 1 – a partir do tópico "1.2 Promoção da Igualdade Racial: As ações e omissões". 
Capítulo 2: Educação das Relações Étnico-raciais (s)em perspectiva
páginas: 19 a 47

Como sempre, a reunião acontece no Auditório do CEAM, no Prédio Multiuso I, UnB.

Até lá!

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Encontro de 20/05

Nosso próximo encontro ocorrerá em 20/05, quarta-feira, e contaremos com a presença de um convidada muito especial: Ana Flávia Magalhães Pinto.

Ana Flávia defendeu sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp em 2014. O título e o resumo já indicam o calibre do seu trabalho:

Fortes laços em linhas rotas : literatos negros, racismo e cidadania na segunda metade do século XIX


Resumo: Esta tese corresponde a um estudo sobre experiências de homens negros, livres, letrados e atuantes na imprensa e no cenário político-cultural das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX. Apostando na viabilidade de seus próprios projetos individuais, Ferreira de Menezes, Luiz Gama, Machado de Assis, José do Patrocínio, Ignácio de Araújo Lima, Arthur Carlos e Theophilo Dias de Castro, sujeitos centrais desta narrativa, e tantos outros "homens livres de cor", buscaram de diferentes modos conquistar e manter seus espaços no debate público sobre os rumos do país. Indo de encontro às cotidianas práticas de "preconceito de cor", eles não apenas colaboraram para as discussões travadas em jornais diários, abolicionistas, negros, literários, como também protagonizaram a criação de mecanismos e instrumentos de resistência, confronto e diálogo. A observação de episódios de suas trajetórias permitiu, ademais, reconhecer tanto distâncias quanto proximidades entre eles; não sendo raros os momentos em que desenvolveram ações conjuntas, especialmente em defesa da cidadania de pessoas negras livres, libertas e escravizadas. 

Gostou? Venha debater com a gente! 

A tese pode ser baixada aqui. Debateremos: a introdução (pp. 01-04); a introdução de cada parte da tese (Parte I - pp. 05-11; Parte II - pp. 147-152; Parte III - pp. 221-229) e o capítulo 6 (pp. 187-220).

Até lá!