terça-feira, 8 de abril de 2014

Calendário de reuniões

Calendário de reuniões

Na segunda reunião do grupo, realizada em 01/04, fizemos alguns ajustes quanto ao modelo das reuniões.

Teremos mensamente duas reuniões exclusivas para mulheres negras, que ocorrerão na 1ª e 3ª terças-feiras de cada mês.

Uma terceira reunião, aberta a todxs xs interessadxs, ocorrerá na última terça-feira de cada mês.

Abril
15/abr

Reunião exclusiva
29/abr
Reunião aberta


Maio
06/mai

Reunião exclusiva
20/mai

Reunião exclusiva
27/mai
Reunião aberta

Os textos serão disponibilizados online e/ou na xerox do Prédio Multiuso (mesmo bloco do CEAM, onde ocorrem as reuniões), na pasta Grupo de Estudos Mulheres Negras, com pelo menos uma semana de antecedência. Postarei informações sobre a disponibilização do texto de cada reunião aqui no blog.

Próxima reunião - 15/04

A próxima reunião será exclusiva para mulheres negras e ocorrerá em 15/04, das 19h00 às 21h30, no Auditório do CEAM (Pavilhão Multiuso I, primeiro andar, Campus Darcy Ribeiro).

O texto de referência é o seguinte:

BICUDO, Virgínia Leone. Atitudes raciais de pretos e mulatos em São Paulo. São Paulo: Editora Sociologia e Política, 2010. pp. 61-123.

Ele está disponível na xerox do Prédio Multiuso (pasta Grupo de Estudos Mulheres Negras)  e também pode ser baixado aqui.

Trata-se de trecho da dissertação de mestrado de Virgínia Bicudo, defendida em 1945 na Escola Livre de Sociologia e Política (ELSP), da primeira turma de mestrado da instituição. A obra explora as relações entre raça e classe, bem como as diferentes vivências da negritude por pretxs e “mulatxs” (pardxs). Como mulher negra e acadêmica na década de 1940, Virgínia Bicudo desafiou preconceitos e barreiras de gênero e raça, e destacou-se por contestar a visão de que a discriminação racial estaria subsumida à questão de classe, ao explorar também as vivências de negrxs de classe média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário